Criocirurgia com nitrogênio líquido: saiba como funciona e os cuidados pós-cirúrgico

A criocirurgia com nitrogênio líquido é uma técnica de tratamento por congelamento que reduz a temperatura dos tecidos ou das células.

Na Dermatologia, a criocirurgia emprega o nitrogênio líquido a -196°C, o que leva à destruição do tecido doente. Em geral, a aplicação é feita de duas formas: por meio de um spray, que borrifa um jato de nitrogênio líquido diretamente na lesão, ou através do congelamento de ponteiras encostadas no local a ser tratado.

Quando a criocirurgia é indicada?

A criocirurgia com nitrogênio líquido é uma opção terapêutica adequada para tratar tumores cutâneos benignos, pré-malignos ou malignos (câncer de pele), lesões cutâneas pequenas, médias ou grandes, manchas na pele, remoção de verrugas, molusco contagioso, ceratose seborreica, hemangioma, ceratose actínica, Doença de Bowen (placa avermelhada escamosa ou crostosa, não elevada e progressiva) e carcinoma basocelular.

A técnica pode ser  utilizada por homens e mulheres, maiores de 18 anos e que recebam uma indicação direta de um Dermatologista de sua confiança. Além disso, é uma ótima alternativa para quem não pode fazer um tratamento com o uso do bisturi elétrico, e também para idosos ou pessoas com pânico de submeter-se a cirurgias.

Cuidados pós cirúrgico

Como a criocirurgia com nitrogênio líquido causa a morte do tecido, ele pode apresentar um certo endurecimento e ressecamento nos primeiros dias após o tratamento. No primeiro mês a pele ficará bastante sensível e precisará de cuidados especiais. 

O dermatologista costuma recomendar ao paciente:

  • Não puxar a “casca” que se formará na pele, pois isso pode manchá-la ou causar uma nova lesão. Basta um pouco de paciência, já que ela costuma cair naturalmente em, no máximo, 30 dias. 
  • Por até duas horas após a aplicação do spray, o paciente deve evitar tomar banho, uma vez que esse é o tempo que o efeito do produto atua sobre a pele.
  • Não praticar atividades físicas nesse período de duas horas após a criocirurgia.
  • Realizar uma assepsia diária na pele até que ela se recupere totalmente.
  • Não utilizar produtos cosméticos na região tratada sem consultar o dermatologista. A lavagem deve ser feita sempre com sabonete e outros produtos neutros.
  • Usar protetor solar sempre que sair de casa e reforçar a cada 4 horas. Isso porque o sol também pode causar manchas na pele no período de recuperação da criocirurgia.

Se você quer saber mais sobre a criocirurgia com nitrogênio líquido e entender se essa é uma opção de tratamento para o seu caso, entre em contato conosco

Artigo elaborado pelo Dr. Alexandre Zeni

Dermatologista especialista no diagnóstico e tratamento de câncer de pele